O revólver airsoft é um dos equipamentos mais procurados pelos praticantes dessa modalidade esportiva. Afinal, trata-se de um tipo de arma que vem sendo amplamente utilizada pelos homens da lei desde a primeira metade do século XIX até os dias de hoje.
Além disso, tem lugar cativo no imaginário coletivo, tendo a sua imagem associada a personagens ficcionais ágeis e destemidos.
Neste guia prático, vamos explicar os motivos que fizeram o revólver manter-se tão popular durante tanto tempo, elencar alguns dos principais modelos de revólver airsoft, mencionar as suas características mais marcantes e ensinar como essa arma deve ser manuseada com segurança não somente nos jogos, mas também durante a sua manutenção. Acompanhe!
Principais características dos revólveres em geral
Embora os chineses já usassem uma espécie de revólver no século XVI, foi somente graças ao norte-americano Samuel Colt que essa arma começou a ser produzida em grande escala. Os revólveres são equipados com um cilindro giratório (tambor) que geralmente conta com seis câmaras para armazenamento de cartuchos e pelo menos um cano de disparo.
Quando o gatilho é acionado, o tambor se movimenta para fazer com que o cão do revólver seja liberado sobre o compartimento na parte de trás do cartucho que contém pólvora. O impacto provoca a combustão da pólvora e a produção de gases que impulsionam o projétil pelo cano.
Os revólveres de airsoft têm sistema de funcionamento similar, diferenciando-se basicamente pelo método do disparo, realizado pela ativação de molas ou com o auxílio de gases, como o CO2. E, obviamente, não utilizam cartuchos explosivos, mas esferas plásticas como munição, conhecidas popularmente como BBs.
Revólveres são armas leves, concebidas para serem utilizadas apenas com uma mão. Contudo, muitos atiradores costumam usar uma mão para realizar o disparo e a outra para garantir maior estabilidade e precisão, técnica especialmente útil em armas de calibre mais elevado. Os revólveres são muito mais discretos, práticos e fáceis de manejar se comparados a outras armas, como espingardas e carabinas.
Modelos de revólver airsoft
Existe uma grande variedade de modelos de revólver airsoft, sendo o design de grande parte deles inspirado em armas de fogo consagradas. Em muitos casos, os revólveres para prática de airsoft reproduzem fielmente os detalhes e dimensões de modelos de armas de fogo específicas, sempre com a devida autorização do fabricante.
A seguir, vamos listar alguns modelos com características bem diferentes, no que se refere a dimensões, materiais e método de disparo.
Colt Python Black 4.6
É um revólver de cano relativamente curto (4 polegadas) produzido em metal, com empunhadura anatômica fabricada em ABS. Além de reproduzir o design do Colt Python original, também tem peso similar, de aproximadamente 1kg. Seu tambor tem capacidade para 6 BBs com diâmetro de 6mm cada.
As munições são inseridas dentro de cartuchos, tornando a experiência de manusear e disparar esse revólver ainda mais realista. Utiliza CO2 em seu sistema de disparo, que pode ser de ação simples ou dupla, e proporciona alcance de até 50m de distância.
Colt Python Black 6
Esse modelo tem exatamente as mesmas características do Black 4.6, exceto em relação ao comprimento do cano (6 polegadas) e ao peso (cerca de 1,18kg). A exemplo do modelo acima, também é fabricado sob licença da Colt, atendendo a todas as especificações relacionadas às dimensões e design da arma de fogo original.
Spring Galaxy (modelos G36b e G36s)
Como o nome dá a entender, o disparo desse modelo de revólver airsoft é realizado por meio de mola (spring). É fabricado em polímero, o que torna o equipamento mais leve (315g). Apenas o cano de 6 polegadas é produzido em metal. Seu tambor comporta 6 cartuchos com BBs de 6mm.
Tem sistema de funcionamento idêntico ao de um revólver de verdade, ou seja, quando o cão é puxado para trás, o tambor gira e a arma é engatilhada para realizar o disparo (ação simples).
Pode ser encontrado nos modelos G36b, todo preto, ou G36s, na cor prata, com exceção da empunhadura, que é preta. O Spring Galaxy não é ideal para jogos de airsoft, sendo mais procurado por colecionadores.
Como manusear um revólver airsoft com segurança
Em primeiro lugar, tenha sempre em mente que uma arma de airsoft não é um brinquedo. O disparo acidental em algumas regiões do corpo pode ter consequências muito sérias e, às vezes, permanentes. O seu uso exige responsabilidade, atenção, pleno conhecimento do seu sistema de funcionamento, equipamentos de segurança adequados e um local seguro para a prática do esporte.
Trava de segurança
Quando a trava de segurança está acionada, torna-se impossível puxar o gatilho. Ela é, portanto, o principal recurso para prevenção de acidentes em um revólver, seja ele airsoft ou não.
Por isso, adquira o hábito de sempre manter a trava de segurança acionada, desativando-a apenas nos instantes que antecedem a realização dos disparos. Geralmente ela está localizada no lado esquerdo do revólver e na maioria dos casos pode ser deslizada com o polegar.
Inserção das BBs nos cartuchos
Para equipar os cartuchos com BBs é preciso abrir o tambor do revólver acionando uma trava localizada entre a empunhadura e o tambor. Após realizar o destravamento, empurre o tambor lateralmente para ter acesso às câmaras onde os cartuchos devem ser colocados. Cada cartucho comporta somente uma BB por vez.
A munição deve ser inserida totalmente no cartucho pela parte de trás, sem que nenhuma parte da esfera fique para fora. Em seguida, coloque um cartucho dentro de cada câmara do tambor, feche-o e certifique-se de que a sua trava foi automaticamente acionada.
Abastecimento de CO2
Revólveres de airsoft que utilizam CO2 para projetar a munição precisam ser abastecidos com um cilindro de gás, que pode ser adquirido em lojas especializadas. Antes de realizar a inserção ou substituição do cilindro é primordial retirar todos os cartuchos do tambor do revólver para evitar que ocorra um disparo acidental durante a operação.
O cilindro é inserido em um compartimento que, via de regra, fica localizado no cabo na arma, com acesso pela parte inferior. O compartimento é fechado com uma peça de rosquear que pode ser retirada geralmente com o auxílio de uma chave do tipo Allen. Em algumas armas também é necessário retirar dois pequenos parafusos localizados nas laterais da empunhadura.
A inserção do novo cilindro deve ser realizada com a arma virada de cabeça para baixo, de tal maneira que o fundo do cilindro fique posicionado na parte inferior do cabo do revólver. Uma vez inserido o cilindro, comece a rosquear delicadamente com a mão a peça que fecha o compartimento, apenas para garantir que ela não cairá.
Em seguida, coloque a arma na posição normal e use a chave para fechar o compartimento até o final. Nesse momento será ouvido o som do lacre do cilindro se rompendo, indicando que o CO2 já foi liberado no interior da arma e está pronto para ser utilizado.
Certifique-se de ter fechado corretamente o compartimento onde é inserido o cilindro, caso contrário poderá haver desperdício de gás.
Pronto! Agora você já sabe como funciona o revólver airsoft, conhece as principais variações de características que pode encontrar nesse tipo de equipamento e sabe como manuseá-lo com segurança.
Confira agora alguns dos modelos que podem enriquecer a sua coleção ou acompanhá-lo nas próximas partidas e boa diversão!
Tudo o que você precisa saber sobre Airsoft aqui no nosso site!