Escolher um presente para o Dia dos Pais é um desafio que se renova anualmente. Afinal, nem sempre é fácil selecionar algo original, útil e que, ao mesmo tempo, demonstre todo o nosso afeto. Considerando-se que Natal e aniversário também são datas comemorativas que se repetem todos os anos, a tarefa se torna ainda mais complexa.
Some-se, ainda, o fato de que muitos pais geralmente têm autonomia financeira para adquirir grande parte dos bens materiais que desejam ou necessitam, reduzindo bastante as opções de presente.
Mesmo assim, é plenamente possível sair do lugar-comum sem correr o risco de errar. Mas, para isso, será necessário adotar alguns métodos e critérios no processo de escolha do presente. Seguindo as dicas que selecionamos para montar este guia, você tem tudo para tornar especial o próximo Dia dos Pais, bem como todos os outros que ainda estão por vir. Confira!
Quais são os principais perfis de pais?
Antes de mais nada, é preciso ressaltar que sem o mínimo de bom senso dificilmente haverá uma escolha bem-sucedida. As chances de que uma gravata agrade aquele pai que não precisa usar terno em seu cotidiano são mínimas. O mesmo acontecerá se um pai que não joga futebol for presenteado com uma chuteira. Portanto, o primeiro passo do processo de escolha é traçar o perfil do destinatário do presente.
Por sorte, essa providência geralmente é muito simples de ser tomada, já que poucas pessoas têm mais condições de conhecer a personalidade, os hábitos e as preferências de um pai do que seu próprio filho. De todo modo, existem alguns perfis clássicos nos quais a maioria dos pais se enquadram, o que facilitará ainda mais a seleção do presente ideal. Vamos a eles!
Aventureiro
Estamos falando de alguém que gosta de praticar atividades ao ar livre, sair da zona de conforto, fugir da rotina, ter contato com a natureza e viver experiências emocionantes, mesmo que para isso precise correr alguns riscos. Na prática, esse é o perfil do pai que tem o hábito de fazer trilhas, praticar camping, pedalar, surfar, andar de motocicleta ou viajar para destinos exóticos, por exemplo.
Festeiro
Sabe aquele pai que gosta de reunir a família e os amigos sempre que tem a oportunidade, nunca perde a disposição para conhecer um novo restaurante, fazer uma viagem ou ir a um show? Esse é o perfil do pai festeiro, geralmente muito sociável e alegre, para o qual é possível encontrar uma gama enorme de presentes interessantes.
Executivo
Ainda que tenha uma série de outros interesses e encontre espaço na agenda para o esporte e o lazer, o pai executivo passa a maior parte do dia em um escritório, participa de reuniões e almoços de negócios, e volta e meia precisa fazer viagens a trabalho.
Enquadram-se nessa categoria os administradores, consultores, economistas, advogados e contadores, entre vários outros profissionais que são obrigados a desenvolver sua rotina laboral em ambientes predominantemente formais.
Ainda que não tenha um pingo de vaidade, o pai executivo é obrigado a se preocupar com a aparência todos os dias, pois está sendo constantemente avaliado por seus superiores, subordinados e clientes.
Não é exagero afirmar que, no meio corporativo, cuidar da imagem poder ser o diferencial para conseguir uma promoção, captar novos clientes e conquistar a confiança e admiração de colegas de trabalho. Como veremos mais adiante, essa peculiaridade será relevante no momento da escolha do presente para o pai executivo.
Moderno
O estereótipo de pai tradicional que foi construído ao longo do século XX na cultura popular foi muito modificado nas últimas décadas, principalmente por conta do avanço da tecnologia.
Ao contrário do que ocorreu no passado, quando muitas pessoas mais velhas se mostravam arredias às novas tecnologias, hoje já está claro e cristalino que tais avanços não somente são inevitáveis, como trazem inúmeras vantagens e facilidades para o nosso dia a dia. Portanto, a cada dia há mais pais high tech, que se enquadram nesse perfil moderno e estão prontos para abraçar as inovações.
Atualmente, há pais na casa dos 40, 50 e até dos 60 anos que têm grande interesse por smartphones e tablets de última geração, bem como por equipamentos extremamente modernos de áudio, vídeo e informática em geral. Até o hábito de jogar videogames foi incorporado à rotina de muitos pais, em especial os jogos de tiro em primeira pessoa e os de automobilismo.
Culto e chique
Ele fala várias línguas, já viajou para muitos países, está sempre lendo dois ou três livros ao mesmo tempo, frequenta museus, cinemas e teatros, gosta de música clássica e é capaz de indicar de cabeça as melhores safras dos vinhos mais badalados do planeta. Além disso, se veste com roupas de grife e usa canetas e carteiras das melhores marcas.
Esse é um exemplo clássico de pai que se encaixa no perfil culto e chique, um dos mais difíceis de ser presenteado justamente por ter um gosto muito seletivo. Contudo, adotando algumas medidas na hora de escolher o presente, conforme veremos a seguir, o risco de errar cairá drasticamente.
Como escolher presentes adequados para cada perfil?
Primeiramente, tenha plena consciência de que seu pai ficará feliz ao receber qualquer presente. Apesar de ser um clichê, aquele conceito de que a simples presença dos filhos, um beijo e um abraço já são o melhor presente que um pai pode receber é totalmente verdadeiro. Partindo dessa premissa, o processo de escolha do presente ficará bem menos estressante.
Em contrapartida, o Dia dos Pais não deixa de ser uma oportunidade valiosa para demonstrar toda admiração, respeito e amor por aquela pessoa única nas nossas vidas. Contudo, por falta de planejamento, muitos filhos são atropelados pelos afazeres do dia a dia e acabam comprando um presente qualquer, apenas para cumprir o compromisso de dar alguma coisa.
Essa prática obviamente está longe de ser a ideal. Afinal, a partir do momento em que você decidiu comprar um presente para seu pai, vale a pena se empenhar para que o gesto tenha um significado mais profundo do que apenas o de atender a uma convenção social. Aliás, o maior valor de um presente não está no montante que foi gasto, mas sim no cuidado que se teve para escolhê-lo. Mas, afinal, como fazer a escolha correta?
A essa altura certamente você já compreendeu que dar uma roupa tática, por exemplo, para um pai que se enquadra no perfil aventureiro pode ser uma ótima pedida, mas muito provavelmente não fará o mesmo sucesso com o pai culto e chique. Tendo isso em mente, vamos agora fornecer dicas mais específicas que serão de grande utilidade na escolha do presente adequado para cada um dos cinco perfis.
Presentes para o pai aventureiro
Dificilmente alguém terá dificuldade de encontrar um bom presente para esse tipo de pai. Quem pratica a maioria dos esportes radicais e os chamados esportes de aventura inevitavelmente faz uso de equipamentos, acessórios, suprimentos, itens de segurança e vestimentas que muitas vezes não são somente úteis, mas também imprescindíveis.
Pesquise sobre as atividades que ele mais gosta de praticar e se informe a respeito das novidades que surgiram no mercado recentemente, bem como de algum produto que possa melhorar o seu desempenho ou facilitar a rotina.
Outra opção é dar um presente para que ele comece a desenvolver uma nova atividade que concilie esporte e lazer e, ao mesmo tempo, se adéque ao seu perfil. Uma arma de Airsoft, por exemplo, pode ser suficiente para que ele se interesse por essa modalidade e passe a praticá-la regularmente.
Presentes para o pai festeiro
As opções são quase infinitas. Desde um jogo de facas para churrasco, passando por uma caixa de som com bluetooth, até roupas, sapatos e acessórios para manter seu pai na moda e não fazer feio nos eventos sociais.
Note que o pai festeiro geralmente é um ótimo anfitrião, que não apenas gosta de receber convidados, mas também se preocupa em fazê-lo muito bem. Por isso, alguns presentes que não serão desfrutados necessariamente apenas por ele, como um cooler para gelar bebidas, uma máquina de café expresso ou um conjunto de taças de vinho ou copos de cerveja, também são alternativas que devem ser consideradas.
Presentes para o pai executivo
Qualquer peça de vestuário, calçado ou acessório que dê mais alternativas ao pai executivo na hora de se arrumar para ir à labuta certamente será um presente apreciado. Contudo, tome cuidado para escolher itens que combinem com o seu estilo e sejam adequados ao ambiente onde ele trabalha.
Artigos de higiene pessoal de qualidade, como loção ou bálsamo pós-barba, perfume, xampu e condicionador, também são escolhas infalíveis. Existem diversos kits com produtos desse tipo disponíveis no mercado, comercializados em embalagens elegantes e com preços mais em conta do que se fossem adquiridos isoladamente.
Por outro lado, quem muito trabalha também merece e precisa descansar de vez em quando. Por isso, dependendo do orçamento disponível, considere proporcionar uma viagem no Brasil ou até mesmo para o exterior para seu pai. E se você puder acompanhá-lo, certamente o presente se tornará ainda mais especial.
Presentes para o pai moderno
Se o seu pai não é avesso às novas tecnologias, a gama de presentes com os quais você pode presenteá-lo é enorme e continua crescendo a todo instante. Novos modelos de smartphones, tablets e leitores de livros em formato digital são lançados constantemente, quase sempre com algum avanço significativo.
Uma boa ideia de presente para os pais de idade mais avançada, que se enquadram nesse perfil e têm uma preocupação especial com saúde e bem-estar, são os relógios inteligentes. Eles são capazes de rastrear atividades físicas e monitorar os sinais vitais, produzindo relatórios que podem ser compartilhados automaticamente com médicos e familiares.
Como o abismo que havia entre as gerações diminuiu muito nas últimas décadas, é bastante comum hoje em dia que pais e filhos gostem das mesmas músicas, filmes e seriados de TV. Assim, o presente ideal para o pai moderno não se resume a itens de alta tecnologia, que muitas vezes são demasiadamente caros. Uma camiseta de uma banda de rock, uma graphic novel ou até mesmo a assinatura de um serviço de streaming de música ou vídeo também podem ser ótimas opções.
Presentes para o pai culto e chique
Em princípio, tudo que se relaciona a arte, cultura, gastronomia e moda tem grande potencial para agradar esse tipo de pai. Mas o grande segredo para acertar na seleção do presente para o pai culto e chique está em conhecer a fundo os seus interesses e explorar da melhor maneira esse trunfo.
Imagine que seu pai goste de livros de História, por exemplo. Essa informação é um ótimo ponto de partida, sem dúvida alguma, mas por si só não será suficiente para garantir o sucesso no processo de escolha do presente. Ainda será preciso aplicar outros “filtros” até encontrar o livro ideal. Procure saber quais períodos ou fatos históricos despertam mais a sua atenção, bem como quais são os seus autores prediletos.
Esse método de seleção também pode e deve ser aplicado em relação a outros tipos de presentes. Se o seu pai gosta de vinho, certamente tem uma preferência por determinados tipos (tinto, branco, seco, rosé, espumante etc.), produtores e safras. Cabe a você ter o cuidado de levar essas informações em consideração na hora de fazer a escolha do presente.
Caso você já tenha esgotado todas as alternativas originais de presentes ao longo dos anos, talvez seja o momento de proporcionar uma experiência da qual ele terá prazer em desfrutar e que gerará ótimas lembranças posteriormente. Dê ingressos para eventos culturais, como exposições de arte, concertos musicais e peças de teatro, ou até mesmo a matrícula em um curso de curta duração pelo qual ele já tenha demonstrado interesse.
Quais erros devo evitar na hora de comprar um presente para meu pai?
As chances de o seu presente ficar esquecido em alguma gaveta ou ser discretamente “passado para frente” num curto espaço de tempo serão grandes se você não tiver bom senso e não fizer um trabalho de pesquisa apurado antes de comprá-lo. Em algumas situações extremas o presente pode se tornar até um estorvo em vez de ser motivo de alegria e cumplicidade. A seguir, vamos mencionar alguns dos erros mais comuns e como evitá-los.
Duplicidade
É preciso muito cuidado quando se presenteia alguém que é expert em um determinado assunto. Apenas para exemplificar, imagine que seu pai é, há décadas, um grande fã do Frank Sinatra. Num primeiro momento, dar um CD com os maiores sucessos do cantor pode parecer uma boa ideia. Porém, na verdade, é uma das piores possíveis, já que certamente seu pai tem esse e muitos outros CDs do famoso crooner norte-americano.
Isso não significa que esse interesse deva ser desconsiderado na hora de escolher o presente, mas sim que será necessário ter bastante critério para não comprar algo que seu pai já tem. No exemplo mencionado, uma biografia que não chegou a ser publicada no Brasil ou a edição especial de um LP cobiçado por colecionadores provavelmente seriam ótimos presentes.
Se você puder bancar o espião ou contar com a parceria de algum “informante” para saber exatamente quais itens ainda faltam à coleção do seu pai, não desperdice essa oportunidade. Via de regra, as mães são as melhores aliadas para evitar presentes repetidos.
Incompatibilidade
Estamos caminhando para um futuro no qual todos os dispositivos eletrônicos digitais se conectarão e funcionarão em perfeita harmonia. Mas, por enquanto, ainda existem alguns obstáculos bem inconvenientes atrapalhando a vida de quem se interessa por tecnologia, sobretudo no que diz respeito aos computadores, smartphones e tablets.
Isso porque muitos programas e aplicativos foram desenvolvidos para funcionar somente em plataformas e sistemas operacionais específicos. Quando a migração é possível, nem sempre tem fácil execução e às vezes o usuário acaba perdendo ou sendo impedido de utilizar parte dos recursos com os quais contava no dispositivo antigo.
Dificuldade de manutenção ou utilização
Alguns presentes são extremamente originais e se adéquam perfeitamente ao perfil do pai em questão, mas, mesmo assim, muitas vezes acabam se tornando uma fonte de problemas. Uma coisa é gostar de peixes. Outra, bem diferente, é ter um aquário em casa, comprar ração e fazer limpezas regularmente, preocupar-se com a oxigenação e o pH da água, entre tantas providências essenciais que demandam tempo, técnica e dinheiro.
Outro exemplo de presente que, em princípio, pode parecer uma ótima ideia, mas, em alguns casos, acaba virando somente motivo de frustração, é um kit para produção de cerveja artesanal. Além de ser necessário contar com o espaço adequado para executar essa atividade, a maioria dos pais são ótimos consumidores de cerveja, mas não têm aptidão e nem paciência para produzi-la.
Portanto, sempre que o presente representar algum tipo de ônus para o destinatário, é interessante consultá-lo abertamente sobre o desejo de ganhar aquele determinado produto. Vale mais a pena comprometer o fator surpresa e ter certeza de que o presente será realmente apreciado, do que criar um impasse que pode gerar constrangimentos e desencantos.
Impossibilidade de troca
Mesmo que você tome todas as providências possíveis e imagináveis para selecionar um presente memorável, há vários motivos pelos quais o seu pai pode querer ou precisar trocá-lo.
No caso de roupas e sapatos, o tamanho pode estar errado e a cor ou o modelo escolhidos podem não ser da preferência dele. No caso de livros, é possível que ele já tenha lido aquele determinado título ou não tenha tanto interesse pelo assunto tratado na obra quanto você supunha. E outras situações semelhantes sempre podem ocorrer, independentemente do presente escolhido.
É fundamental, portanto, que seu pai tenha a possibilidade e a liberdade de realizar a troca do presente sem burocracia. Contudo, a maioria das lojas estabelece um prazo de 30 dias contados a partir da data da compra para fazer a troca sem nenhum tipo de encargo para o consumidor.
Logo, se por um lado é interessante não deixar a compra do presente para a última hora, por outro não se deve dar um presente cujo prazo para troca já venceu ou está muito próximo de vencer.
Comprar o presente durante uma viagem ao exterior pode ser uma excelente alternativa, pois muitas vezes encontramos produtos raros no Brasil e por preços maios em conta. Contudo, lembre-se de que se houver qualquer problema será impossível realizar a troca.
Onde comprar o presente para o Dia dos Pais?
Independentemente do tipo de presente que você esteja planejando comprar, dê preferência às lojas especializadas naquele determinado segmento. Via de regra, elas têm um catálogo mais amplo do que as demais, oferecendo uma variedade de produtos muito maior, com diversas faixas de preço. Isso facilitará bastante a escolha do presente ideal e dará mais opções ao seu pai se for necessário trocar o presente.
No caso de compras on-line, fuja das lojas que começaram a funcionar recentemente e das quais você não tem nenhuma referência positiva. Aliás, já faz algum tempo que bastam apenas alguns cliques para consultar a reputação da maioria das empresas de comércio eletrônico. Tome sempre esse cuidado, principalmente às vésperas de datas comemorativas como o Dia dos Pais, quando infelizmente há muitos golpistas em ação.
A propósito, desconfie de preços muito mais baixos do que o de mercado e de promoções e ofertas mirabolantes. Na grande maioria das vezes o barato sai caro e o que é ainda pior: seu pai corre o risco de ficar de mãos abanando.
Como vimos, escolher o presente ideal para Dia dos Pais exige planejamento, pesquisa, bom senso e, acima de tudo, conhecimento profundo da personalidade, hábitos e preferências de quem será presenteado.
E a exemplo de toda atividade, demanda uma dose de prática para ser bem realizada. Felizmente não faltarão oportunidades para você acumular experiência, que será igualmente útil na hora de selecionar presentes para a grande maioria das pessoas que fazem parte do seu convívio.
Se você gostou deste guia de como escolher presente para o Dia dos Pais, compartilhe-o nas redes sociais. Certamente há vários amigos e parentes que todos os anos enfrentam as mesmas dificuldades quando essa data está se aproximando. Assim, você os poupará de estresse e frustrações que poderiam ser evitadas, além de garantir a alegria de muitos pais!
Tudo o que você precisa saber sobre Airsoft aqui no nosso site!