• Visitem nosso FAQ: Perguntas Frequentes para esclarecimento de suas dúvidas
  • Para enteder a LEGISLAÇÃO que regulamenta o airsoft no Brasil, veja o link LEGISLAÇÃO

________________________________________________________________________

O Airsoft é um esporte que simula situações diversas de combate. Nele, são utilizados equipamentos que disparam bolinhas de plástico (BB) de 6 mm de diâmetro, rígidas e que não têm nenhum tipo de tinta ou sistema de marcação. Os jogos de Airsoft são formados por duas ou mais equipes, em que a vencedora é aquela que conseguir realizar o objetivo primeiro.

Os equipamentos são réplicas externas de armas de fogo reais. Porém, seu mecanismo interno em nada se assemelha com elas, sendo impossível qualquer conversão das armas de Airsoft para o uso com munição real. Quer saber mais sobre como funciona esse esporte? Então, confira este artigo que preparamos para você. Boa leitura!

Se não tem tinta e não marca, como saber quando alguém é atingido?

Simples: o Airsoft é um jogo cujo pilar principal é a HONRA dos jogadores. Assim, quando um jogador for atingido, imediatamente ele acusa o acerto e sai do jogo. A honestidade dos jogadores é, então, fundamental para o desenrolar do esporte e sua popularização pelo mundo. Sem ela, o Airsoft não sobrevive.

Se você deseja ser o Rambo, o imortal, o invencível, o melhor de todos, mantenha-se longe do Airsoft. Não entre para esse esporte, pois logo esse tipo de jogador é deixado de lado nos eventos e pode, muitas vezes, ser expulso de um time ou organização.

Este vídeo realizado pela TV Beja, de Portugal, exemplifica bem o que é o esporte:

Se a intenção básica do esporte é simular situações de combate, busca-se o realismo em todos os aspectos. Assim, os equipamentos e as vestimentas utilizadas são bem parecidos com os reais.

Os jogos são compostos por duas ou mais equipes, vencendo aquela que conseguir cumprir seu objetivo primeiro, em meio a uma infinidade de objetivos.

Como surgiu o Airsoft?

O Airsoft surgiu no Japão na década de 70, onde é praticamente um esporte nacional, sendo hoje muito popular em todo o mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, ocorre anualmente o evento “Operação Irene”, no qual uma base de treinamento do exército é utilizada para a realização de um evento que dura um fim de semana inteiro.

Em outros países, eventos como o “Berget” europeu reúnem milhares de entusiastas, entre muitos outros. Já no Brasil, o Airsoft começou a se destacar há aproximadamente 10 anos e é regulamentado pelo Exército Brasileiro. Para praticá-lo, é necessário ter mais de 18 anos e estar preparado para enfrentar batalhas emocionantes e cheias de adrenalina.

Os praticantes desse esporte são pessoas comuns que nutrem uma profunda admiração pelas forças policiais e militares mundo afora. São médicos, engenheiros, professores, militares, estudantes, pedreiros, vendedores etc.

Não há nenhuma vinculação política, paramilitar, separatista, revolucionária ou criminosa. São pessoas preocupadas em se divertir com os amigos, valorizando a honra, a segurança e o respeito às leis.

Os jogos de Airsoft são muito populares entre os homens, mas as mulheres também têm demonstrado interesse pelo esporte e sabem muito sobre as batalhas, armas e simulações. Como elas ainda são minoria, foram criadas algumas páginas nas redes sociais sobre o Airsoft feminino, nas quais compartilham suas experiências no jogo e combinam encontros.

Como funcionam as armas de Airsoft?

As armas de Airsoft são enquadradas como ARMAS DE PRESSÃO, de acordo com os decretos e portarias do Exército Brasileiro (R-105 e Portaria nº 02 COLOG, de 26 fevereiro de 2010).

Basicamente, há três tipos de armas: elétricas, a gás e à mola. Confira agora as diferenças entre os três tipos.

AEG — Automatic Electric Gun

São as armas mais comuns e as que são mais indicadas para quem deseja ingressar no esporte. Elas utilizam uma bateria, um motor e um sistema de engrenagens e pistão para comprimir uma mola e expelir o projétil. O diagrama abaixo exemplifica o funcionamento interno dessas armas:

90% das armas dessa categoria são armas longas, tais quais submetralhadoras, rifles, fuzis etc.

GBB — Gas Blowback

O segundo tipo são as armas que utilizam gás. Em sua maioria, são pistolas com um sistema que imita o recuo das armas de fogo. Apareceu atualmente no mercado, portanto, ainda são mais difíceis de encontrar.

Springers, Snipers e Shotguns

Por fim, temos as armas que utilizam a compressão manual da mola para comprimir o ar e expelir as BBs. Tirando as Springers, que são as armas mais simples, de baixa qualidade e sem capacidade de serem utilizadas nos jogos, as armas Snipers utilizam esse sistema, bem como as Shotguns.

O que são as BBs?

São munições esféricas, feitas de plástico ou algum composto biodegradável e com diâmetro de 6 mm. Elas têm diversas gramaturas, sendo as mais comuns de 0,2 g e 0,25 g para AEGs, GBBs e demais armas, e 0,3 g para snipers.

Qual a diferença entre Airsoft e Paintball?

Os leigos confundem o Airsoft com o Paintball, mas existem muitas diferenças entre os dois esportes. Podemos destacar:

  • a munição utilizada nas armas de Airsoft é mais barata que para as armas de Paintball;
  • no Airsoft, utilizam-se armas de pressão, que são esteticamente parecidas com as armas de fogo reais, o que traz mais realismo aos jogos;
  • os tiros das armas de Airsoft não machucam tanto quanto os de Paintball, pois os projéteis não precisam estourar;
  • as roupas e os equipamentos de Airsoft não ficam manchados de tinta;
  • nas partidas de Airsoft, busca-se a realidade tanto nas armas como nas vestimentas e no comportamento tático dos jogadores;
  • a honra é a base dos jogos de Airsoft.

Além disso, as diferenças entre os dois esportes estão presentes também nas regras: no Paintball, a partida termina com a eliminação de um time. Já nas partidas de Airsoft, não há vencedores. Os jogadores recebem missões a serem cumpridas, por exemplo, invadir terras, tomar as bases da equipe inimiga ou resgatar presos de guerra. Ao alcançar o objetivo, o jogo é encerrado.

Quais são as medidas de segurança durante o jogo?

Um dos fatores mais importantes é a segurança. Porém, a periculosidade do esporte é muito menor do que a maioria dos esportes. O único perigo real é uma BB acertar o olho de alguém, podendo levar a pessoa à perda da visão. Exatamente por isso, a proteção ocular é OBRIGATÓRIA.

Os tiros em si não doem tanto assim, mas com os olhos não se pode brincar. Para jogar o Airsoft, você deverá utilizar óculos ou máscaras que resistam ao impacto de um tiro de Airsoft. Os óculos de proteção não devem ser afetados por um tiro de BB a pelo menos 30 cm.

Não pense que um simples óculos de segurança, de laboratório, de ski ou mesmo os óculos militares do tipo sol, vento e poeira (sun, sand, and dust) vão servir. NEGATIVO! Esses itens podem ou não resistir ao impacto de forma suficiente e a maioria não veda totalmente seu rosto, o que não protege todo o seu globo ocular.

Por isso, escolha óculos que realmente protejam seus olhos. Você deve comprar óculos táticos que atendam, ou melhor, excedam o padrão de resistência ao impacto ANSI Z87.1 1989. Máscaras de Paintball também podem ser utilizadas como proteção.

Os óculos também devem se prender por toda a cabeça por meio de alguma cinta, o que evita que ele caia durante uma partida. Já a armação deve ser forte o suficiente para manter a lente no lugar durante todo o jogo.

Quais são os equipamentos básicos do Airsoft?

Agora que você já sabe o que são e como funcionam os jogos de Airsoft, o próximo passo é escolher os equipamentos adequados. Eles garantem a boa performance dos jogadores, bem como a segurança de cada um. Veja alguns dos principais.

Óculos e máscaras

Como falamos, os óculos e as máscaras protegem a face dos jogadores dos disparos das munições. Confira se esses equipamentos não atrapalham sua visão periférica e se têm um sistema que impeça o embaçamento das lentes durante a partida.

Luvas

As luvas protegem as mãos do acerto de munições e também de objetos ásperos e cortantes que possam estar no ambiente da partida. Se você precisar escalar algum obstáculo ou se arrastar pelo chão, as luvas serão de grande ajuda.

BDU — Battle Dress Uniform

O BDU é uma vestimenta militar própria para batalhas. Esse uniforme está incluso nos equipamentos básicos do Airsoft pois simula uma verdadeira situação militar, além de proteger o corpo dos jogadores e ter diversos bolsos para guardar equipamentos e munições extras.

O Battle Dress Uniform é composto por gandola e calça e a estampa mais comum é a camuflagem padrão chamada de Woodland, para áreas florestais. Mas com a evolução dessa vestimenta, surgiram outros tipos de camuflagem para outros ambientes, como os modelos próprios de lugares desérticos ou com neve.

Coletes

Os coletes táticos são equipamentos que protegem a área do tórax e garantem a eficiência do jogador na partida. Além disso, os coletes têm bolsos e compartimentos para armazenar alguns itens. Eles devem ficar bem ajustados ao corpo, sem que estejam apertados demais para não atrapalhar os movimentos e respiração do usuário.

Botas e coturnos

As botas e coturnos protegem os pés e tornozelos de possíveis machucados, picadas de animais peçonhentos e até mesmo torções. Eles devem ter sola antiderrapante para evitar quedas e escorregões.

Como você pôde ver, os jogos de airsoft são perfeitos para quem procura um esporte cheio de adrenalina, em que são necessários estratégia, organização e trabalho em equipe. Se você ficou interessado em praticá-lo e quer ter acesso a mais informações, confira o site da QG Airsoft!

Tudo o que você precisa saber sobre Airsoft aqui no nosso site!

32 Comentários

  1. Boa tarde Amigo,

    Gostaria de reproduzir esse texto em meu site sobre Airsoft, irei dar os devidos créditos, bem como usar a QG Airsoft como uma das fornecedoras indicadas no site.

    O Site ainda esta em desenvolvimento.

    Abraços.

  2. ola!
    tenho muitas duvidas em relação a compra do equipamento para iniciar, quais são as lojas que posso confiar para comprar o equipamento necessário para a pratica?

  3. Olá Paulo tudo bem contigo? Vc é o proprietário da QG em Piracicaba? Estou querendo trocar uma idéia contigo pode ser? Qual os horários que tu está lá ou alguém responsável?
    Abraço
    Felipe

    • Qualquer esporte tem seus riscos. Precisa ver o que ele acha perigoso: se as armas, os locais do jogo, ou o que. O airsoft é um esporte que existe a mais de 30 anos e a quantidade de incidentes é mínimo. O maior perigo é levar um tiro no olho e ficar cego, mas isso se resolve com um bom óculos de proteção. Fora isso basta ter bom censo, não sair com a arma na rua, etc., que não terá qualquer problema. Uma dica… leve ele até um jogo para observar o pessoal e conversar com os jogadores. Provavelmente os medos dele deverá passar.

  4. Ola Paulo!
    Estou muito interessado em começar a jogar o airsoft, porem tenho algumas duvidas, por exemplos o que e uma arma toys? ela e indicada para os jogos? qual a melhor arma para eu inicar?

    • E aí Samuel! Então, a arma toy não é um equipamento bem estruturado, preço acessível, é muito leve, porém… é muito frágil e não é indicada para jogos, apenas para ter em casa. Aqui no site temos um modelo bem resistente e em conta, ideal para iniciantes, que é este aqui >> http://www.qgairsoft.com.br/rifle-aeg-cyma-ak-spetsnaz Ano que vem teremos ainda mais opções de armas mais baratas e de qualidade, avisaremos nas redes sociais! Abraço!

      • Rapaz, acho que pra jogos CQB ela serve, os tiros são menos doloridos e com alcance necessário, principalmente se bem cuidada e de marca confiável. Acredito que armas Toy podem ser de ótimo custo benefício para quem quer começar, afinal, não é todo mundo que consegue pagar 1600 numa AEG, a não ser que seja importada, evitando pagar 160% em imposto. Entre 650 a 1100 é o preço ideal de uma AEG para quem quer começar e comprar sua arma no Brasil.

        A loja QG Airsoft não vende arma de entrada, eu recomendaria certos sites, mas meu comentário seria bloqueado.

        • Rafael, vendemos armas de entrada para se jogar airsoft. Não vendemos armas toy porque isso não é arma de jogo. Qualquer pessoa que disser que toy serve para jogo ou não sabe nada sobre airsoft ou está sendo sacana, querendo enganar o comprador.

          100% das pessoas que caíram nessa conversa se arrependeram e por fim tiveram que comprar uma AEG própria para o jogo. É o melhor exemplo de barato que sai caro.

          Armas TOY, como o nome diz, são TOYs = “brinquedos”. Lá fora são vendidas para crianças de 10 anos de idade atirarem em latinhas no quintal de casa. São leves, fracas, peças internas em plástico, não permitem upgrade, sem precisão e totalmente inaptas para o jogo. Para brincar em casa sem compromisso até servem, mas para jogo não. E é por isso que não vendemos toy no momento. Se um dia viermos a vender, adicionaremos um aviso enorme dizendo que não é arma de jogo.

  5. NÃO TENHO AMIGOS QUE JOGAM, NEM SEI COMO FAZER PARA PODER JOGAR MAIS GOSTARIA MUITO, POIS GOSTO E PRETENDO INICIAR…PODERIA ME AUXILIAR?

  6. Bom dia. Tenho dois filhos, um de 09 e um de 12 anos. Eles estão querendo uma arma pra brincar de tiro ao alvo e não para participar de times. Você acha adequado? Qual a arma indicada (elétrica ou manual)? Obrigado.

    • Boa tarde, Ricardo! Bom, você deve fazer uma autorização por escrito para que seus filhos utilizem a arma. Só não pode utilizar a arma de airsoft em ambientes públicos ou abertos, pois é considerado porte de arma ilegal, principalmente nas mãos de dois menores. Com uma arma de mola simples já dá pra brincar! Grande abraço!

  7. bom dia gostaria de montar uma base na minha cidade , nao sei como se chama o local para praticar mais acho que será um bom investimento para mim e por eu gostar de armas e combates

  8. Boa tarde, tudo bem?

    Estou me interessando aos poucos pelo esporte e, pretendo iniciar praticando simples tiro ao alvo em meu terreno. Como iniciante, percebi que o melhor seria adquirir armamento elétrico, correto? O custo para manter uma pistola elétrica é muito inferior ao custo para manter uma pistola a gás? O nível de realismo e satisfação entre elas é diferente? Para iniciantes, o melhor seria adquirir uma pistola, um rifle, ou um combo para ter ambas as experiencias? Existem rifles elétricos?

    Abraços! Rafael.

    • Boa tarde amigo! Sim, o armamento elétrico seria o mais indicado, pois a gás precisa de CR. Sobre o custo, para as a gás, você precisa comprar o cilindro de gás toda vez, pois uma vez colocado o cilindro você não poderá reutilizá-lo, e a elétrica é só comprar a bateria e carregá-la corretamente pra não ter problemas. Pelo fato de ser, iniciante não interfere na escolha vai da preferência pelo rifle ou pela pistola.

  9. Bom Paulo,

    Qual melhor MARCA e MODELO de AEG para iniciar o esperte?

    Vi vários videos e pelo meu entendimento, o modelo M4A1 seria a melhor escolha, pela facilidade de encontrar acessórios e peças de reposição. Estou certo?

    Desde já obrigado pela ajuda

  10. OLA BOA TARDE!!!
    Estou fazendo um trabalho de pesquisa,sobre jogos de paintt ball,e Airsoft…e me faltam estimativas do numero de pessoas que jogam aqui no Brasil,e fora…Vocês teriam esses números para me passar…Pois já percebi que esses números crescem assustadoramente…fui militar e me identifico muito com esse tipo de jogo…Por isso peguei essa pesquisa pra terminar meu curso.
    Desde já agradeço…Muito Obrigado!

  11. acabei de adquirir uma “Cybergun Colt 1911 Dual Tone CO2” ainda sou leigo no assunto e tenho uma grande duvida que é sobre o magazine desse modelo, ele me dá a opção apenas de usar cilindro de gás descartável ou posso estar comprando um cilindro grande de “green gás” por exemplo e estar realizando a reposição direto no magazine como em outros modelos? Pois percebi que o magazine tem a vazão no formato do cilindro de gás para que o mesmo seja trocado e não sei tenho essa possibilidade de inserir o gás (de um cilindro grande) direto no magazine.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário